Frei RICARDO


“O GIGANTE ACORDOU, MAS, ESTA MEIO ATORDOADO.”
ALGUNS PENSAMENTOS PARA ESTES TEMPOS ESPECIAIS:
Tem muita gente atordoada e muitos mal intencionados procurando desviar o foco do motivo do protesto do povo.
Os vinte centavos da passagem foi só a gota d’água.  No meio de um mar de corrupção e impunidade em nossa nação.
Só a “ingenuidade” maldosa e perversa de alguns MCS, infelizmente, queriam insistir nisto ou nos baderneiros  mascarados e ladrões que saqueavam e quebravam lojas e agencias.
A corrupção de nossa nação não é fruto de alguns mandatos e nem exclusividade do PT.  Todos os partidos tem a sua parcela e neste assunto quem puder que atire a primeira pedra. TENHAMOS CUIDADO COM A MANIPULAÇÃO DA MÍDIA (algumas) QUE QUER COLOCAR CABRESTO E VISEIRAS NO POVO.
Cada um de nós brasileiros, temos que ter o cuidado de não ficarmos só atirando pedras. Não devemos esquecer que todos  temos nossa parcela de culpa. Por omissão, falhas, maus exemplos...   Exemplo: Furar filas, não devolver troco errado...
Entendi que muitos não queriam bandeiras de partidos políticos nas manifestações, para que ninguém viesse a tirar proveito depois. É O POVO QUE SAIU AS RUAS E LUTA POR SEUS DIREITOS, INDEPENDENTE DE QUAL PARTIDO FOSSE AFILIADO. É UMA REIVINDICAÇÃO DE TODOS E NÃO DE UM PARTIDO.
Continuemos atentos e acompanhando todos os movimentos de nossa nação. NÃO ATORDOADOS E SEM SABER O QUE QUEREMOS. PRESTE ATENÇÃO. INFORME-SE. NÃO SE DEIXE MANIPULAR POR CERTOS COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS. BUSQUEMOS SEMPRE A VERDADE, A HONESTIDADE, A SOLIDARIEDADE, A HONRA, A PAZ, O BEM COMUM, A MANIFESTAÇÃO ORDEIRA E SEM VIOLENCIA. ACIMA DE TUDO, VIVENDO COM SANTIDADE E CARIDADE NA VERDADE.
QUE DEUS ABENÇÕE OS MCS QUE NÃO SÃO MANIPULADOS E BUSCAM A VERDADE!

freiricardo@hotmail.com








::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

“MIDIA E JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE”

Quando a imprensa e seus pseudos especialistas dizem que a Igreja presta um "desserviço" ao jovem por lhe ensinar "valores religiosos" na verdade, estão combatendo aquilo que há muito tempo perderam, ou seja, as virtudes. Todo o código de ética procede de uma única fonte: a lei natural. É contra essa lei que a mídia liberal luta e, por conseguinte, contra o próprio ser humano. O ódio desses jornais aos valores indica uma coisa: são pessoas sem valores e imorais. E, além disso, querem que todos sejam assim. Não é à toa que a corrupção caminha a passos largos no Brasil. Bento XVI já advertia na Encíclica Deus Caritas Est que "um governo sem princípios morais não passa de uma quadrilha de malfeitores".
Quem presta um desserviço aos jovens não é a Igreja que os ensina a viver a sexualidade de forma sadia, mas a imprensa que instrumentaliza seus corpos para campanhas publicitárias.
 Quem desrespeita a juventude não é a Igreja que os educa para a honestidade e os compromissos duradouros, mas a mídia que os estimula à traição e aos relacionamentos descartáveis.
Quem aliena os jovens não é a Igreja que os incentiva a buscar a verdade, mas os jornais que os fazem acreditar que o fim último de suas vidas está num quarto de motel.
O "Manual de Bioética para Jovens" pergunta aos leitores "que futuro nos promete uma sociedade em que o modelo feminino pretende construir a sua identidade matando o próprio filho e em que a morte programada dos mais velhos e dos mais vulneráveis é apresentada como o cúmulo da compaixão?". No que depender da mídia abortista, não será um futuro promissor.
É justamente contra essa lógica perversa que se levanta a Jornada Mundial da Juventude. Para horror da mídia politicamente correta, mais de um milhão de jovens se encontrarão com o senhor vestido de branco para falarem de família, matrimônio e castidade. Francisco vem como o grande guardião da vida e da fé para anunciar a "boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade". Enfim, para "proclamar um ano de graças da parte do Senhor" (Cf. Isaías 61, 1-2). E por isso as hostes do inferno tremem, porque mais uma vez terão de lembrar que esta terra é Terra de Santa Cruz.  (http://padrepauloricardo.org/blog/jornada-mundial-da-juventude-e-a-midia-abortista)


<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>
“SANTO ANTÔNIO CASAMENTEIRO’’’

Seria difícil averiguar o motivo porque o povo brasileiro, assim como o português, inclui nas virtudes do santo que se festeja a 13 de junho, a de milagroso casamenteiro.
Haverá quem diga que descobrir um noivo arisco é atribuição do advogado das cousas perdidas. E Santo Antônio é, também, como se sabe o advogado das coisas PERDIDAS
Em Minas, corre de boca em boca uma lenda que, certamente, tem contribuído muito para que se alastre entre os montanheses a crença nos méritos de Santo Antônio de Lisboa, ou de Pádua, como providencial casamenteiro.
Conta-se que uma jovem muito linda, mas cansada de esperar por um noivo que não chegava já sem esperança de encontrar marido, se apegou com Santo Antônio. Foi a uma livraria católica da cidade, adquiriu uma imagem daquele santo que no século chamou-se Fernando de Bulhão, levou para ser abençoada, colocou-a no oratório e ali lhe levava, todos os dias, o seu fervoroso responso, as flores que colhia no jardim e os seus pedidos ao santo .
Mas, passaram-se semanas, meses, anos… e nada.
O noivo não aparecia, nem se falava na redondeza que algum jovem ou mesmo, à falta de outro, algum velhote ricaço se tivesse por ela inclinado. Certa vez, depois de consultar o espelho e ter descoberto prenúncios de pés de galinha, se pôs a lamentar da ingratidão do santo, chegando mesmo a ser repreendida pela mãe. E, desapontada pelo poder miraculoso do taumaturgo, toma a imagem e, no auge do desespero, atira-a pela janela a fora.
Passava na rua, naquele momento, um jovem que a recebe, em cheio, sobre a cabeça. Apanha-a, intacta e coloca-a sobe a escada da casa, de uma de cujas janelas partira à imagem. Vem recebê-lo, por notável coincidência, a formosa e geniosa moça. Apaixona-se por ela o cavaleiro e, tempos após, acabam casando, naturalmente por milagre do santo.
QUE SANTO ANTÔNIO, GRANDE SERVO DE DEUS E AMIGO DOS HOMENS E MULHERES, AJUDE NOSSOS JOVENS SOLTEIROS A VIVEREM COM SERIEDADE A PREPARAÇÃO PARA A VID MATRIMONIAL.

Frei Ricardo de Maria
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

AS DOZE PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS




Deus tem um coração! Desde que o Verbo se encarnou, nascendo de Mulher, existe um coração em Deus. O transcendente se fez imanente, pondo-se ao alcance de nossos sentidos. Sua “descida” [sua kênosis] o levou a assumir uma natureza humana como a nossa, o que incluiu um corpo com nossas dores e cansaços, suor e lágrimas, sofrimento e morte. E mais: emoções e sentimentos humanos, inquietações e dúvidas, que o levavam ao Pai para discernir o caminho a seguir.

Vale lembrar que a divulgação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus está ligada às aparições do Séc. XVII, concedidas a Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa do Mosteiro da Visitação, em Paray-le-Monial (França). Na chamada “grande aparição”, em 1675, Jesus se lamentava da ingratidão dos homens e pediu uma festa oficial de reparação, a cada ano, na sexta-feira seguinte à oitava de Corpus Christi e PROMETEU:

1. A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.

2. Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.

3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.

4. Eu os consolarei em todas as suas aflições.

5. Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente

na hora da morte.

6. Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.

7. Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.

8. As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção.

9. As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.

10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração.

12. A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

COMO ESTA´ SUA RESPOSTA DE AMOR AO AMOR DO CORAÇAO DE JESUS?

Oração do Dia: Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
freiricardo@hotmail.com 

'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'.'


“FRANCISCO E A EUCARISTIA!”
Dia 30 de Maio é solenidade de Corpo de Cristo:
É O DIA QUE DEVEMOS MANIFESTAR PUBLICAMENTE NOSSA FÉ NA PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA!!! VOCE ACREDITA QUE JESUS ESTÁ NA EUCARISTIA? ENTÃO TESTEMUNHE E PARTICIPE DAS MANIFESTAÇÕES DE CORPUS CHRISTI !!!!
Francisco dizia que nada enxergava corporalmente de Jesus Cristo neste mundo “senão o Santíssimo Corpo e Sangue”. Pedia aos franciscanos que sempre mostrassem reverência e honra diante do Senhor Eucarístico, e, era tão cioso que sempre zelava por manter os altares limpos e organizados, pois o Senhor estava ali.
E por isso a todos vós, irmãos, imploro no Senhor, beijando-vos os pés e com quanta caridade eu posso, que presteis toda a reverência e toda a honra que puderdes, ao santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tudo o que há no céu e sobre a terra foi pacificado e reconciliado (Cl 1, 20). (Carta a todos os ministros da ordem franciscana)
Rogo ainda no Senhor a todos os meus irmãos, que são e serão e desejam ser sacerdotes do Altíssimo, que, quando quiserem celebrar missa, puros e com pureza e respeito celebrem o verdadeiro sacrifício do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, com santa e pura intenção, e não por qualquer motivo terreno, nem por temor ou consideração de qualquer pessoa, como para agradar aos homens (Ef 6, 6; Cl 3, 22).
Vede a vossa dignidade, irmãos sacerdotes, e sede santos, porque também ele é santo (Lv19, 2). E, como por motivo deste mistério, o Senhor mais que a todos vos honrou, assim vós amai-o, reverenciai-o e honrai-o mais que todos. Oh! miséria grande, oh! Miseranda fraqueza, terde-lo vos assim presente, e ocupardes-vos de qualquer outra coisa do mundo!
Que o homem todo se espante, que o mundo todo trema, que o céu exulte, quando sobre o altar, nas mãos do sacerdote, está Cristo, o Filho de Deus vivo(Jo 11,27)!
Oh! grandeza admirável, oh! condescendência assombrosa, oh! humildade sublime, oh! sublimidade humilde, que o Senhor de todo o universo, Deus e Filho de Deus, se humilde a ponto de se esconder, para nossa salvação, nas aparências de um bocado de pão.
Vede, irmãos, a humildade de Deus e derramai diante dele os vossos corações (Sl 61, 9); humilhai-vos também vós para que ele vos exalte (1Pe 5, 6; Tg 4,10).


*>*>*>*>*>*>**<*<*<*<*<*<*

MADAGASCAR 3 OS PROCURADOS”
 “FELIZES, MAS NÃO SOZINHOS”.

 Este filme nos trás muitas mensagens bonitas e importantes, inclusive PARA OS NAMORADOS. PARA UM NAMORO FELIZ, APRENDA COM A TURMA DO MADAGASCAR 3.
Nossa sociedade egoísta que está preocupada só em ser feliz é questionada. Pois, não olha para o próximo e as suas necessidades, mas, só pensa em si e não vê as consequências desta sua desenfreada busca.
A amizade, o respeito, a ajuda, e cada qual dar o melhor de si para o bem de todos, são preciosas lições. Solução no filme e  também é o que necessitamos em nossa vida real e mundial.
A mentira é mostrada como aquela que divide, separa, desmancha os sonhos, enfraquece e acaba com os relacionamentos e destrói a amizade e o esforço comum.
Uma justiça perseverante e cega, egoísta e com segundas intenções, figurada na personagem feminina que capturava animais.

Não devemos ficar apegados ao passado e com medo do futuro e do novo. Sonhar, ousar, dar o melhor de si, confiar em si e juntos vencermos.
SER FELIZ, MAS, NÃO SOZINHO!
Uma mensagem profunda, necessária nestes tempos atuais.
Muitos querem ser felizes, pisando no próximo ou usando-o para subir na vida.
Outros sonham serem felizes presos ao passado, querendo ressuscitar aquele tempo.
Ainda tem aqueles que com medo do nôvo e do futuro, tentam justificar e argumentar dizendo que sempre foi assim.
A unidade, a amizade, a criatividade, os sonhos, os talentos pessoais, a valorização e respeito pelos outros, salva e inova o circo com a felicidade de todos.
 



(*(*(*(*(*)*)*)*)*)*)






“46º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS”
Alguns trechos da mensagem do Papa Bento XVI para este dia das comunicações 20/05/2012.

“O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena.
É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa.
No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços.

Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório.”(grito pessoal)...
”Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.”...
Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus...
Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da acção comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra»  confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.
freiricardo@hotmail.com
#*#*#*#*#*#*






“Igreja e preconceito”
Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar "bonito" e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí.

ESTÁ CIRCULANDO NA INTERNETE E NO FACEBOOK, UMA FOTO DO PAPA EM SEU TRONO PONTIFÍCIO E A FIGURA DE UMA CRIANÇA MAGRICELA E FAMINTA. Com os dizeres mandando o Papa vender o trono de ouro dele e ajudar as crianças famintas.

“ESLAREÇENDO OS CRISTÃOS E NÃO CRISTÃOS”
Sabia que a Igreja Católica é a Maior Instituição de Caridade do Mundo?
Nossa, que contraditório isso não?
Sabia que se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados?
Sabia que quando a epidemia de Aids estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja pra cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo ?
Que no Brasil até 1950 quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital?


Você sabia que:
A Igreja Católica mantém na Ásia:
1.076 hospitais
3.400 dispensários
330 leprosários
1.685 asilos
3.900 orfanatos
2.960 jardins de infância
Na África:
964 hospitais
5.000 dispensários
260 leprosários
650 asilos
800 orfanatos
2.000 jardins de infância

Na América: 1.900 hospitais
5.400 dispensários
50 leprosários
3.700 asilos
2.500 orfanatos
4.200 jardins de infância

Na Oceania: 170 hospitais
180 dispensários
1 leprosario
360 asilos
60 orfanatos
90 jardins de infância

Na Europa: 1.230 hospitais
2.450 dispensários
4 Leprosários
7.970 asilos
2.370 jardins de infância

Alguém pode me dizer se existe qualquer outra pessoa, empresa ou instituição que faz pelo menos 1/4 do que está escrito acima ?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jZeH9OQkFlY
http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/2010/10/igreja-catolica-maior-instituicao-de.html
http://jornalpartilha.blogspot.com/2007/10/histria-das-ipsss-em-portugal.html
http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223380820T2vFD3xo1Yc47NV1.pdf
http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223380820T2vFD3xo1Yc47NV1.pdf
http://cotidianoespiritual.blogspot.com.br/2011/10/igreja-catolica-maior-obra-caritativa.html

Pentecostes se aproxima, nos preparemos generosamente para viver esta festa do Divino Espírito Santo. Que Ele nos ilumine e nós procuremos nos esclarecer e conhecer melhor as verdades da fé e dos caminhos de Deus, guiados e esclarecidos por ELE.

 
*>*>*>*>*<*<*<*<*<

“OS VINGADORES”










Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.  Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.  Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.  Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15, 1-5)

Mais um filme que os heróis da Marvel vêm à tona, com muitos efeitos especiais e também na versão 3D.  Os Vingadores da Marvel é uma reunião de super-heróis inédita. Quando um inesperado inimigo aparece e ameaça a segurança e a tranquilidade do mundo, Nick Fury, diretor da agência internacional de pacificação conhecida como SHIELD, se vê em busca de uma equipe capaz de tirar o mundo da iminência de um desastre. Através do planeta, um ousado recrutamento se inicia.

Vivendo neste TEMPO PASCAL, a grande vitória de Cristo Ressuscitado sobre a morte e o pecado, podemos tirar do filme “Os Vingadores”, uma preciosa lição. Pois, a tática do inimigo ( tanto no filme como na vida real ) é sempre a mesma. Ele espalha a intriga, inveja e divisão para enfraquecer e desunir.

SEPARADOS, ENFRAQUEÇIDOS E DESUNIDOS= VENCIDOS.
Juntos venceremos os inimigos mas, SOZINHOS SEREMOS VENCIDOS.

TODOS TEMOS UM HERÓI DENTRO DE NÓS!
Temos também um INIMIGO, orgulhoso, covarde, preguiçoso e infiel dentro de nós.

Qual deles você quer ressuscitado vivo e vencedor neste Tempo Pascal?
Vemos no filme que todos os heróis tem seus limites e fraquezas.

“Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.” (Jo 15, 5)
Por mais fortes que nos sintamos...
Por posições elevadas que ocupamos...
Por quantidade de dinheiro que tenhamos...
“Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.” (Jo 15, 6)

Permaneçamos unidos ao Cristo Ressuscitado e assim atualizamos sua vitória contra o inimigo. Mais que vingadores seremos VENCEDORES!


@~@~@~@~@~@~@

“ESFORÇAI-VOS”










Esforçai-vos, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal. ( Jo 6, 27)
Esforçai-vos...
Pelo que você está se esforçando?
Pela APARÊNCIA?
Pelo DINHEIRO?
Pelo TRABALHO?
Pela CARREIRA?
Para comprar um CARRO?
Para comprar uma CASA?
Por sua FAMÍLIA?
Por seu MATRIMÔNIO?
Por seus FILHOS?
Onde você tem gasto suas maiores e melhores energias?
Quando vais a Igreja o que pedes ao Senhor?
Lembras-se de agradece-LO?
“Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” (Jo, 6, 28)
Importante pergunta neste Tempo Pascal.
Tempo Especial
Tempo de graças abundantes de Deus.
Tempo de Ressuscitar com Cristo.
Tempo de começar Vida Nova.
Tempo de Mudar.
Tempo de Deixar-se Iluminar.
Tempo de Sair do Sepulcro.
Tempo de Anunciar a Boa Nova.
“A obra de Deus é que acrediteis Naquele que ELE ENVIOU “. (Jo 6, 29).
TEMPO PASCAL, tempo de reavivar a fé.
Não uma fé cerebral.
Não uma fé fria.
Não uma fé de palavras.
Mas uma fé ardente.
Uma fé repleta de obras.
Uma fé testemunhada.
Como os apóstolos que diziam: “Falamos e pregamos, aquilo que vimos, ouvimos e testemunhamos”.
São Francisco estava muito fraco, e em uma quaresma teve que comer alimentos cozido com banha. Após a quaresma mandou amarrar uma corda em seu pescoço e que fosse puxado pelas ruas da cidade gritando: Eis um glutão que passou a quaresma comendo alimentos feito com banha.
Francisco fazia um grande ESFORÇO para viver a PALAVRA DE DEUS. Quando lia a Palavra não descansava enquanto não vivesse aquela passagem, narra seu primeiro biógrafo Tomaz de Celano.
:^:^:^:^:^:^:^:

“FELIZ 2012!”


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. A todos os cristãos religiosos, clérigos e leigos, homens e mulheres, a todos os que moram no mundo inteiro, Frei Francisco, seu servo e súdito: submissão com reverência, paz verdadeira do céu e sincera caridade no Senhor. Como sou servo de todos, a todos estou obrigado a servir e a prestar-lhes em serviço as odorosas palavras de meu Senhor. (Início da 2ª Carta de S. Francisco a todos os fiéis).

QUE O VERDADEIRO E DURADOURO ESPÍRITO DA PAZ, QUE NASÇE DO AMOR, DOAÇÃO E DISPONIBILIDADE EM SERVIR OS IRMÃOS POR AMOR A CRISTO, TE ACOMPANHE TODOS OS DIAS DE 2012!

Assim reinará a paz em sua vida, em sua casa, em sua família, em sua comunidade, em seu trabalho, em sua cidade, em seu estado, no Brasil e no mundo.

SEJA UM INSTRUMENTO DE PAZ E BEM!

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

FELIZ, PRÓSPERO e ABENÇOADO 2012 a todos os internautas

freiricardo@hotmail.com


*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"


“NATAL SEMPRE!”



Celebrava com incrível alegria, mais que todas as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, pois afirmava que era a festa das festas, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de peitos humanos. Lambia como um esfomeado as imagens desses membros infantis, e a derretida compaixão que tinha no coração pelo Menino fazia até com que balbuciasse doces palavras como uma criancinha.


Para ele, esse nome era como um favo de mel (cfr. Pr 16,24) na boca.(II Cel cap. CLI, n. 199).


Como Francisco vivia intensamente estes dias e estes acontecimentos da vida de Jesus, desejo a você que também os viva. Disto dependerá sua felicidade, a verdadeira felicidade, que o mundo promete e não cumpre.


Os comerciais prometem e não cumprem.


As novelas prometem, iludem e não te ajudam neste caminho.


O Papai Noel não existe; você já é crescidinho (a) e já sabe disto.


Os presentes dão uma felicidade ou decepções passageiras.


“Queria que, nesse dia, os pobres e os esfomeados fossem saciados pelos ricos, e que se concedesse uma ração maior e mais feno para os bois e os burros.


Até disse: “Se eu pudesse falar com o imperador, pediria que promulgasse esta lei geral: que todos que puderem joguem pelas ruas trigo e grãos, para que nesse dia tão solene tenham abundância até os passarinhos, e principalmente as irmãs cotovias”.


Não podia recordar sem chorar toda a penúria de que esteve cercada nesse dia a pobrezinha da Virgem.” (II Cel cap. CLI, n. 200)


Que o ESPÍRITO DO NATAL te acompanhe todos os dias do Novo Ano e encontrarás a VERDADEIRA FELICIDADE.


Olhe a GENEROSIDADE DE DEUS que se dá a nós.


A DISPONIBILIDADE DE MARIA em ouvir e obedecer a Deus.


A HUMILDADE E SIMPLICIDADE DOS PASTORES.


O LOUVOR DOS ANJOS.


A FÉ DOS MAGOS AO SEGUIR A ESTRELA.


O BOI E O ASNO DIVIDIRAM SEU ESPAÇO COM A SAGRADA FAMÍLIA E AQUEÇERAM O AMBIENTE COM SUAS PRESENÇAS E SEU BAFO.


Natal e Ano Novo é tempo de viver a vida de Família com mais intensidade. Visitar parentes amigos e familiares. Seja motivo de alegria para os seus e mão de tristeza. Ame e não queira mudar ninguém. Aprenda a calar, quando responder poderia machucar o outro (a) com sua resposta. Não Dê sua opinião se não for pedida. Pergunte-se: Que poderei fazer para que o ambiente onde eu estiver, seja mais alegre, fraterno e com o ESPÍRITO DO NATAL?


ESPERIMENTE O GOSTO DA VERDADEIRA FELICIDADE!


QUE A SUA VIDA SEJA SEMPRE UM NATAL!


FELIZ Natal e abençoado 2012 a todos os internautas!


freiricardo@hotmail.com




*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*

“ADVENTO TEMPO DE ALEGRIA”


Na Liturgia do III Domingo do Advento, os cristãos são convidados a “ALEGRIA”. Pois o Senhor se aproxima.

“A verdadeira alegria não é simplesmente um estado de animo passageiro, nem qualquer coisa que se consegue com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a pessoa vida de Jesus, ao dar espaço a Ele em nós, ao acolher o Espírito Santo que guia nossa vida. É o convite que faz o apóstolo Paulo, que diz: “o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5,23). (Papa Bento).

“A verdadeira alegria está ligada a algo mais profundo. Certo, no ritmo cotidiano, muitas vezes frenético, é importante encontrar espaço para um tempo de descanso, para distração, mas a alegria verdadeira está ligada a um relacionamento com Deus. Quem encontrou Cristo na própria vida experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação pode tirar.” (Papa Bento)

O cristão é convidado a viver o Advento sem deixar-se distrair pelas luzes, mas sabendo dar o valor correto às coisas, fixando seu olhar interior sob Cristo. Se, de fato, perseveramos “vigiantes na oração e exultantes na glória” (ibid.), os nossos olhos serão capazes de reconhecer Nele a verdadeira luz do mundo, que vem clarear as nossas trevas. Papa Bento XVI).

Preparar Natal não só com presentes mas com o coração, pede o Papa às crianças: "O apelo de João (S. João Batista) vai além e com profundidade em relação à sobriedade do estilo de vida: chama a uma mudança interior, a partir do reconhecimento e da confissão do próprio pecado". (Papa. Bento)

O papa Bento XVI exortou a seguir o exemplo da Virgem Maria e confiou à sua intercessão o caminho e o encontro para "o Senhor que vem".

O tempo passa rápido, os apelos do comercio são muitos, as luzes piscam sem parar...

COMO ESTÁ MINHA PREPARAÇÃO INTERIOR E EXTERIOR NESTE TEMPO DO ADVENTO PARA VIVER E SENTIR AS ALEGRIAS DO SANTO NATAL DO SENHOR?

“Para São Francisco a verdadeira alegria nascia no vencer a si mesmo por amor a Deus”.

freiricardo@hotmail.com

 

“ADVENTO tempo de rever os valores”
Francisco de Assis se retirava a lugares solitários e se entregava a oração, ao jejum e a fazer penitencia. Meditava e revia suas prioridades e seu viver segundo o Evangelho, durante o Tempo do Advento em preparação ao Santo Natal. Todos os seus primeirosbiógrafos são unânimes em afirmar tais verdades.

COMO VOCÊ ESTÁ VIVENDO ESTE TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA O SANTO NATAL?

É TEMPO DE REVER NOSSOS VALORES E PRIORIDADES.

Acontecimentos tristes como o de uma adolescente que mata sua colega em uma escola de Guarapuava a facadas, deve nos fazer refletir e repensar nossos valores.

O que vale para você a VIDA?

O que é amizade para você?

Como está sua vivência de família?

É grande a correria dos tempos modernos com suas máquinas maravilhosas que nos fascinam e nos faz encontrar dificuldades em administrar nosso tempo. Mas precisamos aprender a administrar bem nosso tempo, “REVER” nossos VALÔRES E PRIORIDADES. Pois a vida é muito breve.

ADVENTO TEMPO DE ESPERA DO SENHOR QUE VEM PARA JULGAR AS NAÇÕES, POVOS E TODAS AS GENTES!

Teremos que prestar contas a este Bom Deus que quando vier será como Juiz Universal que pedirá contas da administração de nosso tempo. Principalmente quanto gastei deste preciso TEMPO, AMANDO MEUS SEMELHANTES.

Caros leitores aproveitemos este Ano Novo da liturgia, com o Tempo do Advento. Ele tem duas partes: A primeira que vai até o dia 17 nos PREPARA PARA A SEGUNDA VINDA GLORIOSA DE JESUS. A segunda é após o dia 17 de dezembro, na qual REVIVEREMOS A PRIMEIRA VINDA DE JESUS E SEU NASCIMENTO EM BELEM.

ENFEITE NÃO SÓ SUA CASA, MAS PRINCIPALMENTE SUA VIDA E SEU INTERIOR, PREPARANDO UM LINDO LUGAR EM SEU INTERIOR PARA QUE JESUS POSSA NASÇER E PERMANEÇER SEMPRE CONTIGO, EM SUA VIDA, EM SUA CASA, EM SUA FAMÍLIA...

ADVENTO tempo de rever os valores.









_@_@_@_@_@_@_

“INÍCIO DE UM NOVO ANO LITÚRGICO”


“Francisco fazia jejum e penitência, retirando-se a lugares solitários, desde a festa de todos os santos até o Natal do Senhor”. (Vida de S. Francisco).
O amor de São Francisco pelo Menino – Deus era imenso, cheio de ternura e generosidade.  Fazia jejum, se entregava mais ao silêncio, a oração e se abismava na contemplação do Amor de Deus por nós, seus pobres e ingratos filhos.
E nós homens e mulheres modernos, cheios de atividades e muito que fazer, sobra um pouquinho de tempo para meditarmos e procurarmos viver o espírito do Advento?
Toda a penitência externa é um meio e não um fim. Ela deve levar a conversão do coração, a mudança de vida e de mentalidade.
A penitência do TEMPO DO ADVENTO, não tem um ar sombrio, mas, é uma penitência cheia de júbilo e uma alegre expectativa e preparação para a VINDA DO EMANUEL “DEUS CONOSCO”.
“DIGA NÃO AO REGIME E “SIM” AO JEJUM  NESTE TEMPO DO ADVENTO!”
Com “O Primeiro Domingo do Advento”, preparação para a segunda vinda de Cristo Jesus a este mundo, tem–se início o “Ano Litúrgico”.            
É Ano Novo na Liturgia.
É TEMPO DE NOS PREPARARMOS PARA A CHEGADA DO FILHO DE DEUS, QUE VEIO PARA NOS SALVAR!
As luzes e o colorido da cidade, das lojas e casas são sinais externos da Alegria que nasce da certeza que o PARAISO VAI SER ABERTO PARA NÓS, POIS, O VERBO ETERNO, O FILHO DE DEUS VEM ATÉ NÓS!
A PREPERAÇÃO EXTERNA é feita, e muitas vezes, MUITO BEM FEITA! Muitos são pródigos nos enfeites e luzinhas...
Mas, e a PREPARAÇÃO INTERNA?
Como será que nós Cristãos estamos nos preparando para a chegada de nosso Salvador?





@_@_@_@_@_@_@



“CRISTOFOBIA”

Palestra do professor Alexandre del Valle sobre Cristofobia surpreende o público pela dimensão demonstrada da perseguição aos cristãos (Brazil, São Paulo) sob o tema “Cristofobia: Por que são mortos e perseguidos os cristãos de hoje?”, na noite de 4 de agosto último.
A conferência foi proferida pelo especialista na matéria, Prof. Alexandre del Valle, que além de professor de relações internacionais na Universidade de Metz, França, é consultor de geopolítica em diversas importantes instituições européias e tem vários livros publicados.
Prof. Alexandre alertou para o fato de que o cristianismo é a Religião mais perseguida no mundo. Os dados e exemplos fornecidos por ele mostram o quanto nossa mídia nada ou pouco divulga sobre o assunto. 15 milhões de cristãos em países mulçumanos são perseguidos e humilhados e 20 milhões foram exilados em um século, número maior que o dos refugiados palestinos, aos quais os meios de comunicação têm concedido muito realce.
Entre os anos 1.960 e 2.000, dois milhões de cristãos foram assassinados no Sudão do Sul. O conferencista ressaltou que muito se fala dos 300 mil mulçumanos assassinados no Darfur, enquanto o genocídio de cristãos no Sudão normalmente é esquecido.
O conferencista dividiu em quatro os vetores os que promovem a cristofobia.
Primeiro a cristofobia islâmica, a mais conhecida.
Segundo a asiática: budista ou hinduísta, menos conhecida mas muito mais criminosa em termos de números e violência.
Terceira a comunista, marxista e socialista.
Quarta a ocidental, menos violenta na aparência, mas muito perversa, cujo objetivo é destruir a civilização cristã.
Cada um desses vetores foi detidamente analisado durante a palestra, cuja reprodução pode ser assistida no canal do Justin.tv do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira.


Para o Prof. Alexandre, o Ocidente adormecido, passivo e por vezes até cúmplice dessa realidade, acordou um pouco com fatos atuais que vieram a público.
Para o Prof. Alexandre, o Ocidente adormecido, passivo e por vezes até cúmplice dessa realidade, acordou um pouco com fatos atuais que vieram a público.
“As notícias divulgadas pela mídia são apenas a ponta do iceberg da perseguição que os cristão sofrem”.
No final da conferência, o auditório e os espectadores que acompanhavam a palestra pela internet enviaram dezenas de perguntas ao Prof. Del Valle – que as respondeu – mostrando o enorme interesse do público pela matéria tratada.
A cada cinco minutos um Cristão é morto por causa de sua Fé.
Ou seja, todo ano 105 mil pessoas são brutalmente assassinadas por professarem Jesus Cristo como Salvador da humanidade.
Isto sim é perseguição, ódio e violência contra um povo que simplesmente tem a Cruz de Nosso Senhor como estandarte.
Acredito caríssimos leitores que dispense meus comentários, alguns pontos da palestra do professor Alexandre Del Valle sobre Cristofobia.

_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_

“APÓS A MORTE”

O cristão, que une sua própria morte à de Jesus, vê a morte como um caminhar ao seu encontro e uma entrada na Vida Eterna. Depois de a Igreja, pela última vez, pronunciar as palavras de perdão da absolvição de Cristo sobre o cristão moribundo, selá-lo pela última vez com uma unção fortificadora e dar-lhe o Cristo no viático como alimento para a Viagem, diz-lhe com doce segurança estas palavras:
Deixa este mundo, alma cristã, em nome do Pai Todo-Poderoso que te criou, em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, que sofreu por ti, em nome do Espírito Santo que foi derramado em ti. Toma teu lugar hoje na paz e fixa tua morada com Deus na santa Sião, com a Virgem Maria, a Mãe de Deus, com São José, os anjos e todos os santos de Deus. (...) Volta para junto de teu Criador, que te formou do pó da terra. Que na hora em que tua alma sair de teu corpo se apressem a teu encontro Maria, os anjos e todos os santos. (...) Que possas ver teu Redentor face a face (...). (Cic 1020).
Novembro mês das almas e de meditar nos últimos acontecimentos de nossa vida. Tivemos dia 2 deste mês o feriado de finados. O visitar os cemitérios e rezar pelos nossos entes queridos que já partiram, deve nos ajudar a refletir como está nossa vida e pensar também sobre nosso fim. "Lembra-te de teus novíssimos (morte, juízo, céu e inferno) e não pecarás jamais" (Ecl 7,40).
Firmemos nossa fé recordando as fundamentais verdades de nossa Igreja católica, segundo a revelação sagrada e que muitos vão esquecendo com o passar dos anos.
“Deus, ao criar o homem e a mulher, tinha lhe dado uma especial participação na própria Vida Divina, em santidade e justiça. No desígnio de Deus o homem não deveria nem sofrer nem morrer. O homem foi tentado pelo diabo, deixou que se apagasse em seu coração a confiança em relação ao seu Criador e, desobedecendo-o, quis se tornar “como Deus” sem Deus, não segundo Deus (Gn 3,5). Adão e Eva perderam para si e todos seus descendentes a graça da Santidade e justiça originais.
Consequentemente a natureza humana, sem ser totalmente corrompida, está ferida em suas forças naturais, submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte e inclinada ao pecado”. (Comp. do Catecismo n. 72-77).
Mas Deus não abandonou o mundo inundado de pecados ao poder da morte, mas, enviou seu Filho Jesus Cristo Salvador e Redentor de Todos. Ele nos abriu as portas do paraíso fechado pelo pecado de Adão e Eva.
O céu é a visão de Deus. É contemplá-Lo eternamente e gozar da felicidade que é estar com Ele a Fonte de nossa Realização o Sumo BEM.
“São Paulo diz que olhos não viram ouvidos não ouviram, o que Deus preparou para os que o Amam”. (1 Coríntios 2.9)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*


“Santos como o Pai do céu é Santo”.
“A vida de Francisco mostra que ele foi um homem apaixonado pelo evangelho e se esforçou para vivê-lo de tal maneira, que, quem olhava para ele via o próprio Jesus Cristo (Vida de São Francisco de Assis)”.
Por assim dizer, Deus Pai sai de si para nos chamar a participar de sua vida e de sua glória. Mediante Israel, povo que fez seu, Deus nos revela seu projeto de vida. Cada vez que Israel procurou e necessitou de se Deus, sobretudo nas desgraças nacionais, teve singular experiência de comunhão com Ele, que o fazia PARTÍCIPE DE SUA VERDADE, SUA VIDA E SANTIDADE. Por isso, não demorou em testemunhar que seu Deus – diferentemente dos ídolos – é o “Deus vivo” (Dt 5,26) que o liberta dos opressores (Ex 34,0) e que restitui a salvação perdida quando o povo, envolvido “nas redes da morte” (Sl 116, 3), suplicante a Ele se dirige (Is 38, 16). Deste Deus – que é seu Pai – Jesus afirmará que “não é um Deus de mortos, mas de vivos” (Mc 12,27).
(Doc. V Conferência de Aparecida n.129).
A IGREJA NESTE DOMINGO DIA 06 DE NOVEMBRO, NOS CONVIDA A REVER NOSSO CHAMADO A SANTIDADE, COM A SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS.
“Ser Santo é viver o Evangelho”.
“Santidade é nosso Batismo em plenitude”.
“Para ser Santo é preciso querer”. (S. Tomás)
“Só existe uma tristeza, a de não sermos Santos (Leon Blois)”.
“Santos são nossos irmãos que estão na eternidade”.
“Santidade é praticar a virtude em grau heróico”.
“Os Santos do Altar são colocadas para nós como exemplos e modelos de pessoas que foram fiéis ao seguimento de Cristo”.
“Os Santos são estímulos a viver o evangelho e a amar a Cristo”.
“O Santos são o Evangelho trocado em miúdos”.
“A Santidade cresce na medida da devoção a Maria (Santa Madre Tereza de Calcutá)”.
“Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em uma alma, mais Ele a TRANSFORMA EM JESUS CRISTO (São Luiz M. Grimom de Monfort)”.
“Ser Santo é participar da Santidade de Deus”.
Jesus diz: SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI DO CÉU É PERFEITO”.
                            freiricardo@hotmail.com